Casa geminada: o que você precisa saber
Casa geminada: o que você precisa saber
Você com certeza já viu uma casa geminada, afinal elas são bem populares. O que talvez você não saiba é que esse é o nome dado a elas.
Para ficar mais fácil de entender o que explicaremos a seguir, precisamos primeiro compreender o que significa geminada.
Muito provavelmente você já deve ter escutado alguém dizer casa “germinada”, mas esse não é o termo correto. Veja:
“Germinada” vem do verbo germinar, que significa brotar, desenvolver, evoluir.
“Geminada”tem a ver com a ideia de gêmeos, portanto refere-se a algo que está duplicado, lado a lado, algo que é idêntico. Sabendo disso, agora veremos o que realmente é uma casa geminada.
Sabe quando você se depara em seu caminho com duas ou até mais casas idênticas uma ao lado da outra? Pois é, essas são as casas geminadas. Significa que a construção de duas ou mais casas está ligada, pois esses imóveis dividem proporcionalmente o espaço do mesmo lote, compartilham o mesmo telhado, alvenaria e parede. Embora não seja regra podem também apresentar o mesmo arranjo de configuração interna.
Qual tipo de casa geminada será que você já viu. Digo isso porque as casas geminadas podem se apresentar de várias formas: casas simples, modernas, sobrados, térreas e até mesmo casas super sofisticadas.
É importante também sabermos quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de imóvel
Vantagens
- Se você possui um terreno, com esse tipo de construção será possível aproveitar melhor o espaço, visto que a casa geminada compartilha a mesma estrutura como a parede e o telhado.
- Os custos de manutenção poderão ser divididos de forma igual entre os vizinhos, devido ao fato das casas compartilharem a mesma estrutura.
- Economia na construção da rede elétrica e da tubulação.
- Por se tratar de imóveis que são construídos em série, possibilita ao construtor gastar um valor bem menor, e isso resulta em um valor bem mais em conta tanto na construção como na venda.
- Em regiões mais quentes, o fato das casas geminadas receberem menos sol se torna uma vantagem, visto que o interior das casas ficará mais fresco.
- Divisão de custos entre os vizinhos na hora de instalar sistemas de segurança.
Desvantagens
- Devido ao compartilhamento da mesma parede, as casas acabam recebendo menos luz solar, deixando a casa um pouco mais fria e aumentando o risco de infiltrações.
- O compartilhamento de paredes acaba fazendo com que ruídos da casa ao lado sejam ouvidos em sua residência.
- Quando houver problemas que exijam manutenção, será preciso que haja diálogo entre os moradores de ambas as casas.
- Estética padronizada, visto que geralmente em casas geminadas não é permitida a diferenciação da fachada externa entre um espaço e outro.
A casa geminada vem fazendo bastante sucesso no mercado imobiliário. Agora que você já conhece melhor esse tipo de construção, você pode aproveitar, adquirir um lote com a gente, e se preferir optar por construir casas geminadas.
(0)