Você certamente já ouviu falar de loteamentos, que são grandes áreas de terra divididas em pequenos lotes destinados a edificação.

Mas, você sabia que os loteamentos contribuem, e muito, com o planejamento urbano? Por quê?

Porque antes de pedir a aprovação de um novo loteamento se faz necessário realizar um minucioso estudo da legislação do município, e a partir daí o projeto deve ser elaborado estabelecendo uma área mínima tanto para os lotes como para as áreas verdes. Os loteamentos precisam de planejamento, como estudos para escolher a área adequada e uma projeção que defina a área que será loteada. O relevo e a topografia são importantes fatores que precisam ser bem avaliados, assim como a distância de centros urbanos que impactam diretamente no acesso a mercadorias que as famílias venham a precisar, esses são alguns dos fatores que contribuem na escolha estratégica dessas áreas.

Após estudos para a escolha do melhor local, é preciso se preparar a infraestrutura do loteamento antes de iniciar qualquer obra. Portanto, após a aprovação do projeto é hora de implantar água tratada, rede de esgoto, rede de energia elétrica, iluminação pública, rede de drenagem das águas pluviais, asfalto, sarjetas e arborização local.

Como vimos, um loteamento já “nasce” com um desenvolvimento sustentável, visto que tudo precisa ser planejado e estrategicamente pensado e elaborado, trazendo qualidade de vida para a sociedade.

Esses empreendimentos precisam cumprir a legislação federal, estadual e municipal; precisam também mensurar possíveis impactos ambientais e quais serão as medidas compensatórias adotadas; mensurar impactos sociais e precisam ter uma gestão qualificada contratando profissionais habilitados em todas as fases do projeto. Tudo isso faz com que os loteamentos contribuam para a estruturação das cidades.

Além de já iniciar de forma estruturada, outra contribuição desses empreendimentos para o desenvolvimento urbano são as áreas de lazer que atraem toda a família, visto que nos bairros menos desenvolvidos as pessoas geralmente não encontram um local público para que as crianças possam brincar com segurança, para os jovens se reunirem, os idosos conversarem, enquanto os adultos praticam alguma atividade física.

Além de contribuir com o planejamento das cidades, novos bairros são criados a partir dos loteamentos, atraindo para aquele local novos moradores e também comerciantes, gerando novos empregos e ajudando a movimentar a economia. Devido a infraestrutura se aumenta a circulação de pessoas pelo local e isso também auxilia na segurança de todos.

Como vimos, as estratégias iniciais e todo o planejamento necessário antes de lançar um loteamento contribui com a construção de cidades cada vez mais estruturadas e sustentáveis.